quinta-feira, 11 de junho de 2009


Apresentação de Trabalhos da Ofinica da TP4.

Um comentário:

  1. Relatório da Oficina 07 da TP 04
    Primeiramente, esclareço o motivo de estar relatando no mês de junho a última oficina do mês de maio por estar participando de um encontro de formação que ocorreu na semana posterior a da oficina, além de outras situações complicadoras.
    Bem,iniciamos nosso encontro com a presença do Gerente de Educação que após algumas falas de esclarecimento,înformações regionais e estímulo, nos deixou. Depois de termos feito um paralelo com a mensagem inicial e a fala do gerente, partimos para os encaminhamentos do encontro.
    Devido ao fato de nossa visita ter tomado um tempo considerável, mudamos um pouco nossas estratégias e encaminhamentos (o que não interferiu na qualidade dos trablhos)!
    Inicialmente nossa discussão partiu das atividades sugeridas pelo avançando na prática e a sua efetiva aplicação.Interessante notar que a grande maioria dos cursistas apesar de concordarem com a proposta e acharem fantástica, "insistem" em afirmar que o tempo disponibilizado é muito pouco.Procuramos mostrar que mesmo sendo o tempo um desafio, é possível realizar as tarefas propostas se percebermos que a concepção de linguagem que temos for aquela da dialogicidade.
    No decorrer das apresentações, fazíamos questionamentos de algumas situações por eles relatadas com o intuito de demonstrar que o conceito de Letramento e Leitura( foco principal dessa oficina),precisa de fato ser entendido e aplicado como o conjunto de práticas discursivas que são usadas em contextos específicos para objetivos especificos.
    Em muitas situações precebemos que para alguns cursistas talvez o fato de estarem com problemas em função do tempo, decorra da não compreensão em sua totalidade da proposta(compreensão da teoria x aplicação da prática).Para tanto, retomamos alguns conceitos e procuramos evidenciar nas propostas sugeridas/realizadas o motivo de terem sido exitosas(por alguns), enfatizando a concepção de letramento e leitura.Também nos utilizamos das famosas perguntas sugeridas pela nossa professora Tamar!
    Um avançando na prática que mereça destaque(grande maioria realizou)foi o da Festa local. Surgiram convites,cartões,cartazes,trovas,quadrinhas e, é claro, o texto informativo.
    Como já assinalado anteriormente,houve a necessidade de mudar nossa estratégia na atividades sugeridas:Foi possível apenas a formação dos grupos e a discussão entre eles sobre a Cdadezinha Qualquer.Optamos pela entrega das produções feitas/propostas e a reprodução dessas para todos os grupos.Faremos a socialização dessa atividade no próximo encontro.Vale destacar que o curso/cursistas estão empolgados e cada encontro surgem novas reflexões e questionamentos de nossa prática pedagógica.Também é necessário dizer que para muitas perguntas ainda não temos respostas, ou dito de outra forma, ainda estamos sem respostas finalizadoras (o que acho ótimo)!

    ResponderExcluir

ENCONTROS

ENCONTROS
Nossa conversa inicial