Relatório da Oficina 07 da TP 04 Primeiramente, esclareço o motivo de estar relatando no mês de junho a última oficina do mês de maio por estar participando de um encontro de formação que ocorreu na semana posterior a da oficina, além de outras situações complicadoras. Bem,iniciamos nosso encontro com a presença do Gerente de Educação que após algumas falas de esclarecimento,înformações regionais e estímulo, nos deixou. Depois de termos feito um paralelo com a mensagem inicial e a fala do gerente, partimos para os encaminhamentos do encontro. Devido ao fato de nossa visita ter tomado um tempo considerável, mudamos um pouco nossas estratégias e encaminhamentos (o que não interferiu na qualidade dos trablhos)! Inicialmente nossa discussão partiu das atividades sugeridas pelo avançando na prática e a sua efetiva aplicação.Interessante notar que a grande maioria dos cursistas apesar de concordarem com a proposta e acharem fantástica, "insistem" em afirmar que o tempo disponibilizado é muito pouco.Procuramos mostrar que mesmo sendo o tempo um desafio, é possível realizar as tarefas propostas se percebermos que a concepção de linguagem que temos for aquela da dialogicidade. No decorrer das apresentações, fazíamos questionamentos de algumas situações por eles relatadas com o intuito de demonstrar que o conceito de Letramento e Leitura( foco principal dessa oficina),precisa de fato ser entendido e aplicado como o conjunto de práticas discursivas que são usadas em contextos específicos para objetivos especificos. Em muitas situações precebemos que para alguns cursistas talvez o fato de estarem com problemas em função do tempo, decorra da não compreensão em sua totalidade da proposta(compreensão da teoria x aplicação da prática).Para tanto, retomamos alguns conceitos e procuramos evidenciar nas propostas sugeridas/realizadas o motivo de terem sido exitosas(por alguns), enfatizando a concepção de letramento e leitura.Também nos utilizamos das famosas perguntas sugeridas pela nossa professora Tamar! Um avançando na prática que mereça destaque(grande maioria realizou)foi o da Festa local. Surgiram convites,cartões,cartazes,trovas,quadrinhas e, é claro, o texto informativo. Como já assinalado anteriormente,houve a necessidade de mudar nossa estratégia na atividades sugeridas:Foi possível apenas a formação dos grupos e a discussão entre eles sobre a Cdadezinha Qualquer.Optamos pela entrega das produções feitas/propostas e a reprodução dessas para todos os grupos.Faremos a socialização dessa atividade no próximo encontro.Vale destacar que o curso/cursistas estão empolgados e cada encontro surgem novas reflexões e questionamentos de nossa prática pedagógica.Também é necessário dizer que para muitas perguntas ainda não temos respostas, ou dito de outra forma, ainda estamos sem respostas finalizadoras (o que acho ótimo)!
Relatório da Oficina 07 da TP 04
ResponderExcluirPrimeiramente, esclareço o motivo de estar relatando no mês de junho a última oficina do mês de maio por estar participando de um encontro de formação que ocorreu na semana posterior a da oficina, além de outras situações complicadoras.
Bem,iniciamos nosso encontro com a presença do Gerente de Educação que após algumas falas de esclarecimento,înformações regionais e estímulo, nos deixou. Depois de termos feito um paralelo com a mensagem inicial e a fala do gerente, partimos para os encaminhamentos do encontro.
Devido ao fato de nossa visita ter tomado um tempo considerável, mudamos um pouco nossas estratégias e encaminhamentos (o que não interferiu na qualidade dos trablhos)!
Inicialmente nossa discussão partiu das atividades sugeridas pelo avançando na prática e a sua efetiva aplicação.Interessante notar que a grande maioria dos cursistas apesar de concordarem com a proposta e acharem fantástica, "insistem" em afirmar que o tempo disponibilizado é muito pouco.Procuramos mostrar que mesmo sendo o tempo um desafio, é possível realizar as tarefas propostas se percebermos que a concepção de linguagem que temos for aquela da dialogicidade.
No decorrer das apresentações, fazíamos questionamentos de algumas situações por eles relatadas com o intuito de demonstrar que o conceito de Letramento e Leitura( foco principal dessa oficina),precisa de fato ser entendido e aplicado como o conjunto de práticas discursivas que são usadas em contextos específicos para objetivos especificos.
Em muitas situações precebemos que para alguns cursistas talvez o fato de estarem com problemas em função do tempo, decorra da não compreensão em sua totalidade da proposta(compreensão da teoria x aplicação da prática).Para tanto, retomamos alguns conceitos e procuramos evidenciar nas propostas sugeridas/realizadas o motivo de terem sido exitosas(por alguns), enfatizando a concepção de letramento e leitura.Também nos utilizamos das famosas perguntas sugeridas pela nossa professora Tamar!
Um avançando na prática que mereça destaque(grande maioria realizou)foi o da Festa local. Surgiram convites,cartões,cartazes,trovas,quadrinhas e, é claro, o texto informativo.
Como já assinalado anteriormente,houve a necessidade de mudar nossa estratégia na atividades sugeridas:Foi possível apenas a formação dos grupos e a discussão entre eles sobre a Cdadezinha Qualquer.Optamos pela entrega das produções feitas/propostas e a reprodução dessas para todos os grupos.Faremos a socialização dessa atividade no próximo encontro.Vale destacar que o curso/cursistas estão empolgados e cada encontro surgem novas reflexões e questionamentos de nossa prática pedagógica.Também é necessário dizer que para muitas perguntas ainda não temos respostas, ou dito de outra forma, ainda estamos sem respostas finalizadoras (o que acho ótimo)!