quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Autoavaliação



Um comentário:

  1. A proposta do Gestar II de Língua Portuguesa de fundamentar melhor o trabalho realizado em nossas escolas com nossos alunos, além de apresentar sugestões didáticas para o uso de textos enquanto exemplares e fonte de referencia de determinados gêneros foi espetacular. Mais do que uma nova proposta “imposta” pelos órgãos governamentais, foi de extrema importância, pois as discussões elencadas foram e serão relevantes para a produção de conhecimento em especial na e para a escola. Como formadora do gestar digo (escrevo) com convicção de que o aprendizado foi grande. Foi envolvente!Saliento que mesmo não atuando em sala com ensino fundamental no momento, fiz uso de inúmeras atividades sugeridas. Claro, muitas precisaram de adaptações, ajustes, mas foram todas possíveis de realizar. Gostei muito de estar com os cursistas que no decorrer dos encontros foram se revelando cada vez mais participativos e críticos. Enfrentei algumas dificuldades, muitas vezes senti que não avançaria, não como queria, porém com a certeza do bom material que tinha em mãos, minha dedicação e os cursistas comprometidos chegaria ao começo de uma outra etapa, outro aprendizado.Os projetos em sua grande maioria foram fantásticos.Quando do relato, ficava maravilhada ao perceber que além de relatar os procedimentos, ouvia também análises e reflexões( um dos objetivos do curso e que eu também buscava ( coisa que nem sempre acontecia)). Todos fizeram seu portifólio, mas alguns poderiam ter sido melhores, todavia,o curso foi avaliado também pelas participantes como muito bom e que seria melhor se o tempo fosse maior (opinião que compartilho também). Infelizmente, nem todos fizeram como era de se esperar (como o curso sugeria). Muitas foram as reclamações, os argumentos contrários, mas foram muitos também os elogios. No último encontro, senti muita alegria e orgulho, pois além de ouvir elogios e agradecimentos, recebi um presente que ficará sempre comigo. Por falar em agradecimentos, agradeço minha colega e amiga Dulce que fez muitos momentos de angústia se transformar em momentos de aprendizado e alegria. À coordenadora Joveci que sempre esteve presente, à Filomena que me “permitiu” participar desse projeto tão valioso e que mesmo com atestado não deixava de acompanhar. Também merece destaque as colegas formadoras que a cada fala, depoimento, mostrava o quanto precisamos aprender mais. Foi valioso o conviver com vocês! Obrigada. Aprendi muito. Um agradecimento especial à professora Tamar: Busquei na tua alegria, diplomacia, competência e profissionalismo, conduzir as oficinas do Gestar.Não pude visitar todas as escolas, mas ouvi muitos alunos, e, segundo depoimentos, as aulas passaram a ser mais dinâmicas e mais envolventes. Quanto ao meu desempenho, nota 9.0 pois fui comprometida, sempre fiz meus relatos,alimentava meu blog, mesmo não relatando, sempre tinha um indicativo de site , livro ou texto para meus cursistas, socializei material oriundo de outros cursos que participei, enfim, afirmo que fiz o meu melhor, sempre busquei outras fontes, outros textos, exemplos diferentes, busquei dinamizar o trabalho, valorizei o que me era apresentado, incentivei mudanças, sugeri dinâmicas, cobrei comprometimento, alegria, emoção. Busquei imprimir no curso aquilo que como profissional busco com meus alunos:Importância, sentidos, significados para aprender e ensinar. Alegria e entusiasmo, perguntas, reflexões e ações. “Ensinei” muito, mas aprendi mais.
    Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir

ENCONTROS

ENCONTROS
Nossa conversa inicial