quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Oficina 11 Unidade 21 e 22 da TP6



Um comentário:

  1. Oficina 11
    Unidade 21 e22 da TP6

    Foi uma sensação de frustração, um encontro inquietante que só melhorou quando iniciamos a oficina(atividade da crônica).As imagens, embora inversas, simbolizam um pouco das sensações.Começamos com a idéia de que seria uma das oficinas/encontros mais ricos até então. Abrimos com um texto para descontrair.Na sequência, começamos a discutir as unidades. A unidade 21 foi riquíssima:os comentários, as reflexões, as contribuições que os cursistas deram, permitiram perceber que a unidade foi lida e as atividades encaminhadas.Porém, na unidade 22, não aconteceu o mesmo. Foi decepcionante: poucos cursistas leram, não fizeram o avançando na prática o que dificultou a discussão. Expusemos nossa decepção e encaminhamos a oficina proposta pela TP. Seguimos os passos sugeridos e quando ouvimos cada grupo relatando suas produções, percebemos que foram criativos na continuação da crônica. Pudemos perceber que na sequência das atividades (elaboração e planejamento da atividade) não foi bem o esperado, embora algumas considerações importantes tivessem sido feitas.Em nossa análise, concluímos que foi o fato da grande maioria não ter lido e feito as atividades propostas. Os cursistas foram um tanto vagos para justificar tal atitude. Mesmo assim, procuramos trazer algumas falas buscando contemplar as unidades. Logo após, fizemos a avaliação da oficina. Na sequência, distribuímos um texto resenha de Luiz Antônio Marcuschi (Tudo o que você queria saber sobre como construir um bom texto sem se estressar) de ANTUNES,Irandé.Lutar com palavras:coesão e coerência. São Paulo: Parabola editorial,2005., para contribuir como texto de referência. Não foi possível a discussão do mesmo.Saímos com a sensação de algo inacabado, lacunas não preenchidas.Esperamos que na próxima oficina sugerida,os cursistas leiam para possamos discutir mais e melhor . Alguns relatos:.”A oficina serviu em primeiro lugar como uma chamada para a realidade e responsabilidade do eu como cursista e eu como professor”(...)e eu não tinha lido como deveria, é claro que fiquei perdida.Prometo ler e repensar”.”Adorei a oficina de hoje(...) particularmente a pratica das oficinas me interessam bastante, aprendo e contribuo.” ”’Algo novo’,não aconteceu.(...)já foram desenvolvidos de alguma maneira nos meus planejamentos.(...) o que inova este trabalho seja a colaboração dos colegas de profissão”. “A oficina foi muito interessante porque como professores, nós lemos mais que escrevemos.(...)”.A oficina de hoje para mim foi muito proveitosa, pois só assim tive a oportunidade de aprender novas estratégias que poderão ser utilizadas com os alunos na questão do planejamento e argumentação sobre os temas que poderão ser trabalhados.” Mesmo um pouco decepcionadas, achamos que valeu a pena, principalmente depois de ter lido as avaliações.

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