quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Relato da Oficina da TP2 Unidades 7 e 8- Oficina 4.

Um comentário:

  1. Relato da Oficina da TP2 Unidades 7 e 8- Oficina 4.

    Iniciamos nosso encontro com a poesia Eu, etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade. Deliciamos-nos com a voz de Paulo Autran.O objetivo foi o de sensibilização, afinal, trabalharíamos no encontro Arte e suas funções, e a Linguagem figurada. A proposta foi bem aceita e começamos uma discussão interessante. Na sequência, ouvimos os relatos das cursistas que aplicaram o trabalho da oficina anterior, ou seja, os textos (Maria e Pedro na cova do vento, e Quatro).Segundo relatos, a atividade foi proveitosa, porém nem todas as cursistas conseguiram aplicar todas as atividades. Alunos da 8ª série não tiveram grandes dificuldades. No texto lido pela professora (produção de um aluno) a partir do texto Maria e Pedro na cova do vento, percebemos a criatividade, a ordenação lógica das idéias, a intertextualidade e o que foi muito interessante, o fato de aparecer no texto do aluno, figuras de linguagem (assunto da próxima TP) muito bem empregadas pelo aluno em questão. Já no texto Quatro, quando sugerido para aplicação com os alunos pela professora, em sua grande maioria causou certo desapontamento (acharam sem graça e sem sentido). Todavia à medida que a professora ia sugerindo leituras e fazendo inferências, os alunos perceberam se tratar de um texto interessante e cheio de possibilidades. Surgiram daí, excelentes produções. Coube questionamentos aos cursistas: Estamos um tanto desabituados a tratar desse gênero textual em sala de aula?Não trabalhamos formas diferentes de arte?Como entendemos arte, arte da palavra?Foi mais uma discussão empolgante que permitiu novamente buscar referenciais nas outras TPs e em nossa prática. Concluímos que pode sim ser um pouco disso também. Ficamos um pouco angustiadas quando percebemos (Clecir e Dulce) que ainda algumas das atividades sugeridas contemplaram pouco a análise lingüística como a TP sugeria.Muitas ainda ficaram na interpretação gramatical. Sugerimos mudanças através de perguntas reflexivas. Na sequência, socializamos os conteúdos das últimas seções e partimos para a Interpretação de texto e suas atividades sugeridas pela TP.Esta atividade foi tranquila e muitas foram as falas. Em seguida, foi feita uma avaliação oral das oficinas. Segundo as cursistas, o Gestar tem sido muito bom e as atividades sugeridas estão contribuindo muito para a prática de sala, além de estar oportunizando a socialização e troca de experiências. A avaliação escrita está no portfólio. Encerramos mais uma TP.Nosso próximo encontro será oficina livre.

    ResponderExcluir

ENCONTROS

ENCONTROS
Nossa conversa inicial