quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Relatório da Oficina nº7 TP1 Unidade 1 e 2


Um comentário:

  1. Dia 19/08. Iniciamos nossa oficina com o vídeo Metamorfose Ambulante. Optamos por ler em conjunto o texto inicial da TP1. Depois prosseguimos com um questionamento que teve como objetivo perceber o quanto das Unidades em estudo havia sido compreendida. Percebemos a medida que as questões (como entendemos língua e cultura?, como os registros são percebidos por nós e nossos alunos?, como se dá nossa prática pedagógica no que diz respeito a norma culta, coloquial, dialetos, registros?), enfim, perguntas que resgatassem o conteúdo proposto.Constatamos que nem todos os cursistas haviam feito a leitura, o que não inviabilizou a discussão. Propomos diante desse fato, a leitura e discussão de pontos básicas dessas unidades. Surgiram assuntos que nos levaram a refletir: As dificuldades da oralidade dos alunos está na falta de leitura e consequentemente na dificuldade da escrita. Questionados sobre o que fazer para melhorar, obtivemos alguns comentários: Apresentar vários tipos de gêneros textuais que contemplem os diversos registros. Também percebemos que a leitura coletiva foi pertinente, pois assim esclarecemos alguns pontos obscuros, ao mesmo tempo em que a teoria demonstrou ser reapreendida. Um destaque foi a calorosa discussão quando debatíamos os regionalismos, os tão famosos RRs da nossa região. Chegamos a conclusão de que tanto a linguaguem culta quanto a do regionalismo ou coloquial, atende a propósitos específicos e deve ser respeitada, porém, é dever do professor apontar as diferenças e buscar sempre que possível “corrigir” seu aluno levando-o a usar a forma mais adequada.Na sequência fomos para a oficina que foi muito debatida, porém não pôde ser concluída, pois faltou a socialização. Acordamos para nosso próximo encontro a continuidade das discussões e posterior análise reflexiva.

    ResponderExcluir

ENCONTROS

ENCONTROS
Nossa conversa inicial