quarta-feira, 27 de maio de 2009

Oficinas


Iniciamos nossa oficina dois da TP3.

Um comentário:

  1. Estamos com 40 cursistas. Iniciamos nosso encontro com nossa habitual boas vindas e o texto das flores. Depois de refletirmos, passamos a dar o encaminhamento de como seria nossa tarde de socialização de conhecimentos e de maiores reflexões sobre os assuntos da TP3. Percebemos que o envolvimento dos cursistas e de seus alunos foi em sua grande maioria bom. Na sequência, fizemos (Eu e Dulce), uma breve retomada das unidades de toda a TP3(foi bastante enriquecedor esse momento!Sentimos que se algum cursista talvez ainda estivesse com dúvidas,elas teriam como ser esclarecidas de forma coletiva.Aconteceu Isso!)Na sequência, dividimos os grupos por atividades e eles primeiramente socializaram com o pequeno grupo suas atividades feitas em suas escolas/alunos.Após isso, fomos para o grande grupo que ouviu relatos de todos as atividades. Nesse momento aconteceu nossos questionamentos a respeito da prática/teoria e a contribuição de todos foi surpreendente!
    A atividade da descrição foram poucos os cursistas que desenvolveram.Segundo seus relatos, eles adaptaram com o uso de mais gêneros textuais. Não encontraram dificuldades para realizar tal atividade uma vez que eles já estavam trabalhando a descrição e as turmas de 5ª e 6ª séries gostaram da brincadeira e sairam bons textos.Percebemos no relato de alguns que a questão teórica foi abordada com os alunos sutilmente. Com a atividade de manuais também foi muito interessante. Uma das dificuldades de poucas cursistas foi a falta de material que os alunos deixaram de trazer.No mais, já sabiam diferenciar as sequências tipológicas e a professora seguiu a sequência proposta o que facilitou sobremaneira a aplicação da atividade.Uma das cursistas realizou com uma turma de 8ªsérie e resultou no estudo das sequências tipológicas variadas.Surgiram outras temáticas, várias situações e o resultado até servirá para compor o "livreto" na escola.Os objetivos foram alcançados.A atividade que explorava imagens foi uma das atividades mais realizadas pelos cursistas.Foram várias as impressões. Muitos cursistas usaram outras imagens e mesclaram vários gêneros(multimodais), inclusive a fábula.A oralidade se mostrou bastante presente nesta atividade.Segundo relatos foi fácil, apenas o que dificultou foi a falta de tempo, pois várias outras situações escolares aconteceram(sem aula).Nem todos conseguiram finalizar a mesma.As sequências tipológicas exploradas pelos professores foi a narrativa e a descritiva.Todos os alunos gostaram e os cursistas relataram que não sentiram dificuldades em realízá-la.A atividade que propunha entrevista foi uma das mais enriquecedoras. A professora trabalhou com uma turma de 8ª série.Ela mesclou várias gêneros textuais, os alunos fizeram desde o convite oral/escrito até o resultado final(o que incluiu perceberem as diferenças e semelhanças dos gêneros trabalhados, além da interação que ocorreu entre os participantes.Logo após, passamos a trabalhar a proposta de atividades. A mesma transcorreu normalmente.Concluimos que os objetivos foram alcançados. Os gêneros são uitilizados em diferentes situações comunicativas e sua composição tipológica nem sempre é homogênea e previsível. Por fim, solicitamos a avaliação que nos mostrou o empenho dos cursistas e que a proposta está sendo aceita, porém a preocupação maior deles, se refere ao pouco tempo para a realização das leituras e aplicação do avançando na prática.Talvez mudaremos nossas estratégias de encontro na tentativa de otimizarmos o tempo. Encerramos nossa oficina com as orientações para a próxima oficina, procuranto instigá-los para o tema letramento.

    ResponderExcluir

ENCONTROS

ENCONTROS
Nossa conversa inicial