sábado, 14 de março de 2009

GESTAR II

10 comentários:

  1. Foi em Treze Tílias que tudo(re)começou.O programa Gestar II veio sacudir a poeira e tecer outras teias.A insegurança inicial, o medo do (des)conhecido, entre outros, deu vazão ao desafio e às descobertas que serão feitas. A professora Tamar, foi excelente o tempo todo, transmitindo confiança e nos permitindo acreditar.
    Espero que o curso aconteça, e aconteça o melhor.

    ResponderExcluir
  2. Depois de muito planejamento, o dia 15 de abril aconteceu. Foi o primeiro encontro. Por problema técnico, não temos registros fotográfico desse encontro. Neste dia estivemos reunidos juntamente com os professores de matemática, seus formadores e o gerente de educação. A expectativa era grande. Depois da fala de nossa coordenadora, o gerente de educação também se pronunciou.Estou um pouco apreensiva para nosso segundo encontro. Espero que tudo saia bem. Farei o que for necessário para isso.

    ResponderExcluir
  3. Olá..

    que bom que você já colocou alguma coisa aqui..

    E que pena que não tivemos os registros...

    Bem.. vamos ver se conseguimos da próxima né??

    Bjkas

    Tamar

    ResponderExcluir
  4. Super interessante a edição da Nova Escola de jan/Fev.sobre Prodção de Texto (EScrever de Verdade).Vale a pena ler e reler.Além de discutir questões teóricas de maneira descomplicada dá sugestões para projetos didáticos.Visitem o site www.novaescola.org.br

    ResponderExcluir
  5. Oi. Estamos eu a Dulce revendo nossas atividades para nosso segundo encontro. Está sendo muito legal.Assim que tiver mais novidades, escreverei.

    ResponderExcluir
  6. Aconteceu. Foi desafiador. Depois da quebra de gelo inicial,foi realizada uma dinâmica.A grande maioria já se conhecia e eu tive o prazer de rever alguns ex-alunos que estavam iniciando o curso.Fizemos (eu e a Dulce)uma nova explanação sobre o curso, explicamos como as coisas aconteceriam e houve discussões, esclarecimentos....Ouvimos as queixas, as dúvidas, a empolgação, o fato de ter que fazer sem opção de escolha, enfim, desabafos.Teremos um novo encontro dia 06 e achei a turma otimista.

    ResponderExcluir
  7. Amanhã teremos novo encontro.Preparamos todo o material e acreditamos que será uma tarde de muitas reflexões e aprendizagens.

    ResponderExcluir
  8. Visitando outros blogs percebi que nós de São Miguel do Oeste, estamos um "pouco" atrasados.Como já mencionei anteriormente, vamos apenas para o terceiro encontro/oficina. Nesse encontro, prefiro chamá-lo assim, poderemos então,verificar como nosso cursista está em relação a compreensão dos temas que foram estudados por eles.Em breve retornarei.

    ResponderExcluir
  9. Tivemos nosso encontro. Foi bastante revelador. Depois de constatar que uma grande maioria não tinha lido os textos para a oficina, (o intervalo de um encontro para outro foi curto!)eu e Dulce fizemos o estudo de forma coletiva.Portanto, a oficina ficou sendo a leitura e discussão das temáticas.Foi muito proveitoso.Percebemos que há uma distância entre a teoria e a prática.Alguns cursistas já tem uma caminhada, outros, demonstraram insegurança e tantos outros, vontade e disposição para novos "discursos".Também constatamos que as novas discussões acerca de texto e gênero estão um pouco difusas.O gênero e o tipo textual são confundidos. Pelos depoimentos ficou claro que o estudo/trabalho com a diversidade de gêneros parece não ser contemplada nas salas de aula. Fica-se restrito ao estudo tipologico do texto. Para melhorar a compreensão revimos os conceitos de Marcuschi sobre gêneros.Combinamos para o próximo encontro, mais estudos e reflexões.

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga,
    Seu blog é muito legal!
    O gestar é um programa que dá trabalho,mas é gratificante, compensa todo o trabalho, ainda nos fortifica para recomeçar.Nós professores precisamos rever os paradigmas do processo de ensino aprendizagem para sabermos como é bom ser professor...

    Regina

    ResponderExcluir

ENCONTROS

ENCONTROS
Nossa conversa inicial